O PIG quer fazer mais um presidenciável: O caçador de “petralhas”

Com o Collor e Demóstenes, o PIG quebrou a cara. Porém, as palavras do senador cassado – “Só nos sobrou o Supremo” –, parecem guiar o PIG para encontrar outro presidenciável.

Joaquim Barbosa chegou lá. Veja, que lidera a oposição no Brasil, acaba de lançá-lo à Presidência da República com sua capa sobre “o menino pobre que mudou o Brasil”, numa operação editorial semelhante à do “caçador de marajás”. Transformado em herói como o “vingador” que levou o PT à prisão, aplaudido em bares como o Bracarense e chamado de “nosso Batman” nas redes sociais, o ministro do Supremo Tribunal Federal é a alternativa que resta à oposição para tirar o PT do poder. Ele conseguirá?

Via Brasil 247

Joaquim Barbosa para presidente! É o berro que salta da capa da revista Veja desta semana, sobre “o menino pobre” que relatou a Ação Penal 470 e será lembrado como o responsável por colocar o PT na cadeia. José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, José Genoíno, ex-presidente do PT, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, estão prestes a ser condenados. Nas próximas sessões do Supremo Tribunal Federal, o “vingador” Joaquim Barbosa defenderá que os três sejam presos ao fim do processo. Também nesta semana, ele pode se tornar presidente da corte, caso prevaleça a tradição da casa, que prevê a entrega do comando ao ministro mais antigo, que ainda não tenha sido presidente.

Chamado de “nosso Batman” nas redes sociais, Joaquim Barbosa é o herói quase perfeito. Talvez, o único capaz de rivalizar com o ex-presidente Lula no que diz respeito às possibilidades de mistificação. Barbosa tem origem tão ou mais humilde do que a do ex-presidente, mas ascendeu graças ao estudo. Graduou-se, fez doutorado fora do País e está prestes a assumir um dos três poderes da República. Um símbolo, portanto, da chamada “meritocracia”, uma palavra tão em voga ultimamente.

No STF, Barbosa agiu de maneira implacável – e ainda que seus métodos e a consistência de seus argumentos sejam questionados, ele é sucesso inegável de público. Nas redes sociais, ele é o “nosso Batman”, super-herói responsável por colocar à beira da prisão aquele que era tido como o “capitão do time” de Lula. E mesmo seus defeitos, como a intolerância e a postura irritadiça diante dos colegas, podem ser tratados como virtudes. No país do homem cordial e conciliador, Barbosa seria o juiz intransigente diante da corrupção. E que costuma ser aplaudido em bares e restaurantes, como o Bracarense, no Rio de Janeiro.

O risco dessa operação editorial, no entanto, é a desmoralização completa do próprio Supremo Tribunal Federal. Se Joaquim Barbosa vier a abraçar um projeto político, o próprio julgamento da Ação Penal 470 poderá vir a ser considerado no futuro como um julgamento político – e não técnico. Aliás, Batman era um justiceiro que agia fora da lei. E por isso mesmo era sempre mandado de volta para a caverna.

Para Veja, no entanto, pouco importa. Em sua cruzada contra o PT, o que vale é encontrar o presidenciável que seja capaz de derrotar um projeto político que, até recentemente, era tido como hegemônico. No passado, Veja lançou o “caçador de marajás” e o final da história é conhecido. Agora, acaba de nascer o “caçador de petralhas”.

Tags: , , , , , , ,

6 Respostas to “O PIG quer fazer mais um presidenciável: O caçador de “petralhas””

  1. Anselmo Silva Says:

    Assim como a globo fez Colllor chegar ao topo para acabar com os pobres(como prometera, matando-os de fome), aprofundar o fosso entre os que sempre exploraram e exploram os que só tem para oferecer a sua força de trabalho – mão-de-obra -, agora esta revista pertencente a esta mesma casta que assolam este país de há muito tudo faz para colocar mais um boneco de seus interesses e de sua classe social para perpetuar a exploração e há muitos e muito pobres incapazes de enxergar um palmo à frente do nariz e como maria vai com as outras são capazes de embarcar nesta…
    ANSELMO SILVA
    Atual membro do Comitê Nacional de Ética e Pesquisa – CONEP – Conselheiro Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no Município de São Paulo e ex Conselheiro Municipal de Saúde em São Paulo

  2. antoniel uchoa Says:

    o que esperar de um ministro de um supremo;nada pois a origem não quer dizer nada,ate mesmo porque se fosse ele honrar a origem e determinação que teve para chegar aonde chegou honraria e não faria parte,deste jogo de cartas marcadas com o simples interesse de atacar e desmoralizar o que conquistãmos de mais digno neste pais.lutamos conta um regime militar que tanto matou e torturou,não não podemos voltar,temos que avançar avançar significa julgar baseado na lei,dar direito a defeza.como acredidar num processo feito na vespera de eleições municipais no pais.como pode-se ver quem iria acreditar num julgamento deste;ninguem pois não passa de um julgamento politico e tendencioso.

  3. Jonny Says:

    nao é uma questão de “tirar o PT do poder”, é de se fazer justiça, agora por uma questao partidaria vão criticar o cara.

  4. bloglimpinhoecheiroso Says:

    Valeu!
    Já está no blog.
    Beijo

  5. Carlos Says:

    Não! A manchete está errada. A manchete certa é: O Menino Pobre Que Ajudou a Mudar – para pior – a Justiça No Brasil.

  6. Rebeca Silva Perez Says:

    Linpinho olha o que achei do PIG /09/09/2009 às 19:17
    A arrogância de Joaquim Barbosa é espantosa! http://louc.us/gmx

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: