Em sua capa, Veja desenha golpe contra Lula e Dilma

“Lula era o chefe”, diz Valério em off a Veja

A bomba anunciada pela revista Veja contra o ex-presidente Lula não traz propriamente uma entrevista de Marcos Valério à publicação. São declarações ditas a supostos interlocutores próximos, reproduzidas pela revista. Off the records, como se diz no jargão jornalístico. Ou seja: nada está gravado ou declarado oficialmente. Mas Veja faz pairar no ar a ameaça de uma delação premiada contra Lula.

Via Brasil 247

Desde sexta-feira, dia 14, Veja anuncia por meio de dois de seus porta-vozes extraoficiais, os jornalistas Augusto Nunes e Reinaldo Azevedo, uma capa bombástica contra o ex-presidente Lula. A “mais importante desde a entrevista de Pedro Collor”, que gerou o impeachment de seu irmão Fernando Collor, há exatos 20 anos. A capa, no entanto, não entrega a mercadoria. Traz uma declaração de Marcos Valério de Souza [“Não podem condenar apenas os mequetrefes. Só não sobrou para o Lula porque eu, o Delúbio e o Zé não falamos.”] que não foi dita diretamente à revista. Trata-se, na verdade, de algo dito a interlocutores próximos do empresário, já condenado na Ação Penal 470, mas não oficialmente à revista. Off the records, portanto.

A reportagem começa com uma narrativa sobre a rotina de Valério, como o fato de ele levar todos os dias os filhos à escola, para dar ar de verossimilhança ao texto. Mas nenhuma das declarações – todas elas capazes de provocar uma crise política de proporções inimagináveis – foi dita a jornalistas da revista. Eis algumas delas:

“Lula era o chefe.”

“Dirceu era o braço direito do Lula, o braço que comandava.”

“O Delúbio dormia no Alvorada. Ele e a mulher dele iam jogar baralho com o Lula à noite.”

“O caixa do PT foi de R$350 milhões.”

“[Depois da descoberta do escândalo], meu contato com o PT era o Paulo Okamotto. O papel dele era tentar me acalmar.”

“O PT me fez de escudo, me usou como boy de luxo. Mas eles se ferraram porque agora vai todo mundo para o ralo.”

“Vão me matar. Tenho de agradecer por estar vivo até hoje.”

Não sabe, portanto, se Valério realmente disse o que Veja atribui a ele. Pode ter dito, como não dito. O fato é que não assume publicamente suas declarações – algo bem diferente do que aconteceu 20 anos atrás, com Pedro Collor. Em vários depoimentos, todos eles gravados, ele narrou ao jornalista Luís Costa Pinto, então repórter da revista em Recife, detalhes da vida privada do ex-presidente Collor. Era uma entrevista em on – contestada apenas por aqueles que diziam que Pedro Collor não estava no juízo normal quando deu suas declarações.

No caso atual, pode-se acreditar ou não na versão de Veja. Valério disse porque Veja disse que disse. Ou Valério não disse porque Veja mantém sua cruzada contra o ex-presidente Lula, iniciada em 1º de janeiro de 2003, dia de sua posse.

Como se sabe, Lula não foi alvo de um processo de impeachment em 2005, porque a oposição, regida pelo antecessor Fernando Henrique Cardoso, não teve coragem de enfrentá-lo. Sobrou para o “capitão do time” José Dirceu, muito embora o delator Roberto Jefferson agora acuse Lula de ser o “mandante” de todo o esquema – uma contradição que o procurador Roberto Gurgel desconsidera, uma vez que Jefferson serve para incriminar Dirceu, mas não Lula.

Agora, com a capa desta semana, Veja sugere que Marcos Valério poderá fazer uma delação premiada para incriminar também o ex-presidente Lula. Assim, não apenas alguns símbolos da era Lula seriam condenados, como, talvez, o próprio ex-presidente.

Anunciam-se tempos de radicalização política no País.

***

Dilma cancela ida e Mantega se retira de evento da Editora Abril

A presidenta cancela, à última hora, almoço com Roberto Civita; ministro da Fazenda se retira, sem prévio aviso, de mesa de debates com o dono do Grupo Abril: represálias contra capa da revista Veja “Os segredos de Valério”.

Marco Damiani, via Brasil 247

O constrangimento foi geral, a ponto de o presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, no melhor estilo dos jogadores de futebol que reprovam o técnico ao serem preteridos, sair do salão de eventos do hotel Unique, em São Paulo, na sexta-feira, dia 15, meneando a cabeça. Pela manhã, por volta das 10 horas, sob a elegante justificativa de não ter um membro de sua família para acompanhá-la, a presidente Dilma Rousseff cancelou compromisso pré-agendado com Civita para o almoço. Pouco mais tarde, durante o evento Maiores e Melhores, da revista Exame do mesmo Civita, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, levantou-se sem prévio aviso da mesa de debates da qual participava, ao lado do prêmio Nobel de Economia Paul Krugman e, outra vez, do próprio Civita, para se retirar em definitivo do recinto, diante de dezenas de empresários.

Os dois gestos foram imediatamente compreendidos como um protesto do governo pela matéria de capa da revista Veja “Os segredos de Valério”, que iria circular no sábado, dia 15. A informação do conteúdo em tudo agressivo contra o ex-presidente Lula e o PT circulou para o governo, que, com a batida em retirada, deu o tom de como serão, doravante, as relações institucionais com o Grupo Abril de Civita.

Tags: , , , , , , ,

3 Respostas to “Em sua capa, Veja desenha golpe contra Lula e Dilma”

  1. VToledo Imortal Says:

    O tiro vai sair pela culatra!!!
    O povo tá com nojo dessa mídia inventora de assuntos ridículos e indutivos, quem lê mesmo revistas como a veja ou assiste a banal Rede Globo, já sabe das induções! Pobre num sabe nem o que é Word Express!
    Temos que ter um presidente com raça, pra proibir a imprensa de fazer toda essa manipulaçao grotesca e conter blogueiros mais afoitos ao seu patamar!
    O importante é que o pobre mesmo, não irá deixar de votar em Dilma ou Lula! A outra verdade é que os Tucanos estão todos, pulando desesperados, com os 78% de satisfação com Dilma, da nova classe “C”. Marcos Valério teve 10 anos para falar e nada fez! Se tinha isso na mão foi otário, se fosse forte (homem) teria vomitado ou vendido, a verdade é que ele num tem nada e nem provas de nada e tá usando isso como última cartada para nada!

  2. VToledo Imortal Says:

    Matéria boba, só pra ovacionar uma revista que só tem feito besteira, e pra ver se alerta geral pro assunto!
    Tentativa ridícula a desse Valério, que nem homem tá sendo pra falar nem com imprensa e nem assumir as verdades!
    PSDB joga sujo, sempre jogou! Achei fraca demais a matéria!

  3. Mary Veloso Says:

    Ninguém mais acredita no que veja escreve, a falta de credibilidade se dá pelas falsas noticias e acusações sem provas. Os Civitas são um câncer que deve ser extirpado dos meios de comunicação. Antes eles condenam depois é que vai ocorrer o JULGAMENTO. A nossa Presidente tem coisas mais importantes que balançar a cabeça como vaca de presépio como fazia e fazem FHC e Serra.

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: