Petistas lutam por Lula e tucanos rejeitam FHC

Ricardo Kotscho

Fez muito bem a presidente Dilma Rousseff em dar um chega pra lá no sociólogo aposentado Fernando Henrique Cardoso para recolocar o ex-presidente tucano e “os fatos em seus devidos lugares”.

Em breve e contundente nota oficial, divulgada no fim da tarde de segunda-feira, dia 3, Dilma respondeu aos ataques que FHC fez ao governo do ex-presidente Lula no artigo “Herança pesada” publicado domingo nos jornais O Globo e O Estado de S.Paulo.

Saindo de seus cuidados, o professor tucano criticou da política energética ao atraso em obras do PAC, áreas pelas quais Dilma era responsável no governo Lula, e chegou ao mensalão, falando em crise moral: “Houve mesmo busca de hegemonia a peso de ouro alheio.”

Bem ao estilo Dilma, a presidente amadureceu sozinha ainda no domingo a ideia de responder a FHC, antes que Lula o fizesse. Muito contrariada com o que leu, pediu a um interlocutor para avisar o ex-presidente que não se preocupasse porque ela tomaria as devidas providências.

Durante toda a segunda-feira, várias versões foram escritas e rejeitadas pela presidente, até que no final da tarde a própria Dilma redigiu o texto divulgado à imprensa.

Trechos da nota em que a presidente contesta duramente o artigo de FHC:

“Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita. Não recebi um País sob intervenção do FMI ou sob a ameaça de apagão.

Recebi uma economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes.

Recebi um País mais justo e menos desigual, com 40 milhões de pessoas ascendendo à classe média, pleno emprego e oportunidade de acesso à universidade a centenas de milhares de estudantes.

Recebi um País mais respeitado lá fora graças às posições firmes do ex-presidente Lula no cenário internacional, um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse. O ex-presidente Lula é um exemplo de estadista”.

Na mesma hora em que era divulgada, Dilma leu a nota para Lula por telefone. Foi o único momento em que os dois se falaram, ao contrário de informações publicadas nos jornais da segunda-feira.

Fracassava assim mais uma vã tentativa do articulista Fernando Henrique Cardoso de reescrever a história, como diz a nota, ao jogar Lula contra Dilma, como de resto tentam fazer os colunistas amestrados dos dois jornais e o resto da grande imprensa desde a cerimônia de transmissão do cargo de presidente.

“O passado deve nos servir de contraponto, de lição, de visão crítica, não de ressentimento”, ensinou Dilma a FHC, que não se conforma com a sua irrelevância política fora do poder e tenta destruir a imagem de Lula, aprovado por mais de 80% da população ao deixar o governo.

A maior prova disso pode ser encontrada no comportamento de candidatos do PT e do PSDB nestas eleições, como vem acontecendo, aliás, desde que FHC passou a faixa presidencial para Lula em 2003.

Enquanto petistas de todo o País lutam para conseguir um espaço na agenda de Lula para levá-lo a seus palanques, tucanos ignoram solenemente FHC, querem distância dele. Por que será?

Se assistiu ao debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, segunda à noite, na RedeTV!, o ex-presidente deve ter percebido quantas vezes o petista Fernando Haddad citou os governos de Lula e Dilma, e quantas vezes o seu nome foi lembrado pelo tucano José Serra.

Se o caro leitor fosse candidato, quem chamaria para o seu palanque: Lula ou FHC?

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “Petistas lutam por Lula e tucanos rejeitam FHC”

  1. Nilton Luis Silva Says:

    LULA COM TODA A CERTEZA….SEMPRE, PELA SUA HISTORIA E PELA SUA CONDUTA PESSOAL IRRETOCÁVEL!

  2. cesar ricardo tornich Says:

    sem duvida alguma luiz inacio lula da silva o verdadeiro cidadao brasileiro

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: