Boas notícias: Serra e taxa de juro despencam

Inspirado no Contexto Livre

Na quarta-feira, dia 29, surgiram duas notícias que trouxeram novo ânimo aos brasileiros, com um toque especial para os paulistanos. A primeira, veio da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central), que anunciou a redução de 0,5% na taxa básica de juro, a Selic. Agora, ela é de 7,5%, a menor de toda a série histórica. A segunda, foram as novas pesquisas de intenção de votos para a Prefeitura de São Paulo. Os institutos Vox Populi e Datafolha mostraram que Russomano está na liderança, Fernando Haddad sobe quase 1% por dia desde que começou o programa eleitoral e José Serra perde eleitores, despencando vertiginosamente nas pesquisas. A seguir, leia mais sobre os assuntos.

Copom reduz taxa básica de juro para 7,5% ao ano

Stênio Ribeiro, via Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central determinou na quarta-feira, dia 29, a nona redução seguida da taxa básica de juro, também conhecida como taxa Selic porque remunera os títulos públicos depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

O colegiado de diretores do BC baixou a taxa dos atuais 8% para 7,5% ao ano, em linha com as expectativas da maioria dos analistas financeiros, como mostrou o boletim Focus divulgado na segunda-feira, dia 27, pela autoridade monetária.

De acordo com nota divulgada logo depois do fim da sexta reunião do Copom no ano, os diretores do BC optaram por manter a política de afrouxamento do processo monetário. A decisão foi por unanimidade, sem viés – não pode mudar nos próximos 45 dias. O Copom diz que: “Considerando os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, que em parte se refletem na recuperação em curso da atividade econômica, o Copom entende que, se o cenário prospectivo vier a comportar a um ajuste adicional nas condições monetárias, esse movimento deverá ser conduzido com máxima parcimônia.” Votaram pela redução da taxa Selic para 7,5% os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini, prresidente, Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.

Foi a nona queda consecutiva desde agosto do ano passado, quando a taxa estava em 12,5%. De lá para cá a Selic caiu 5%, equivalentes a 40%. Mas, embora sirva de parâmetro para os juros bancários, a queda não tem sido repassada pelo sistema financeiro nacional (SFN) nas mesmas proporções. No mesmo período, a taxa média dos juros bancários caiu de 121,21% para 102,97% ao ano. Redução de 18,24%, equivalentes a apenas 15,04%.

Essa é a menor taxa que o Brasil já teve desde a criação da Selic, em julho de 1986. Até então, o valor mais baixo tinha sido de 8% e estava em vigor desde julho.

***

Pesquisas: Russomano 31%, Serra 22% e Haddad 14%

Uma semana após início da propaganda eleitoral na tevê, o candidato Celso Russomano (PRB) mantém a liderança na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quarta-feira, dia 29, ele segue com 31% das intenções de voto, seguido pelo tucano José Serra (PSDB), que caiu 5% desde o último levantamento, de 21 de agosto, e agora tem 22%. O petista Fernando Haddad subiu de 8% para 14% na nova pesquisa.

Gabriel Chalita (PMDB) tem 7% dos votos; Soninha (PPS), 4%; e Paulinho da Força (PDT), 2%. Ana Luiza (PSTU) e Carlos Giannazi (PSOL) têm 1% cada. Votos brancos, nulos e indecisos somam 17%.

Serra, o rejeitado

José Serra segue como o candidato mais rejeitado. O índice de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum subiu 5%, de 38% para 43%. Paulinho da Força tem 25% de rejeição e Soninha, 24%. A rejeição de Haddad subiu de 15% para 21%. Russomano e Chalita têm, cada um, 15%.

O levantamento foi feito entre os dias 28 e 29 de agosto com 1069 eleitores na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-00582/2012.

A pesquisa Vox Populi divulgada na quarta-feira pela tevê Bandeirantes também mostrou os três primeiros colocados com a mesma pontuação.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: