Serra não rima com rap: “E agora José?”

Alexandre Tambelli no Advivo

No dia 30 de julho, o site do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, veiculou uma matéria que falava da valorização que o RAP recebe do tucano. No texto foi citado que projetos musicais do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), localizado no bairro Vila Nova Cachoeirinha, têm incentivo do candidato e exalta ainda que “com Serra rap ganha espaço no CCJ”.

Piada! Serra e rap definitivamente são antônimos; não combinam. São dois corpos que jamais poderão ocupar o mesmo espaço! Acreditar que este discurso tem fundamento é o auge da santa ignorância! Até cego vê que o governo dos tucanos é guiado para favorecer a classe alta e inferiorizar ainda mais os pobres, aumentando a desigualdade social que temos. Isso não é opinião pessoal, é fato comprovado no dia a dia, não apenas meu, mas de milhões de brasileiros. Decerto os que vivem na periferia sabem bem que as comunidades não recebem cuidado algum dos tucanos, muito menos investimento!

Voltemos à matéria no site do Serra. Um dos projetos musicais citados é o Reviva Rap. Criado no ano passado, com o objetivo de resgatar a cultura hip-hop e abrir espaço para apresentação de novos grupos da comunidade, o projeto não tem ligação com nenhum partido político e é evidente que se tivesse, o PSDB, totalmente elitista, seria um dos principais partidos que estariam longe de qualquer aliança com o projeto.

Mas ainda assim, por mais cômico que pareça, o Reviva Rap e os artistas participantes tiveram seus nomes envolvidos na campanha de José Serra. Eles são apontados como beneficiários das iniciativas do tucano, conforme aponta o trecho da matéria, disponível no site do candidato:

“Entre os projetos musicais do CCJ, como é conhecido, estão o Reviva Rap, festival que teve sua segunda edição em junho último, com nomes como Vinão, Alobrasil, Brunão Mente Sagaz, Mutação Sonora e Daz Rua e Xis, entre outros. A Zona Norte de São Paulo, vale lembrar, é uma das bases mais importantes do rap, uma referência nacional. Até hoje, o Reviva Rap já mapeou mais de 200 grupos e lançou três coletâneas, das quais participaram mais de 30 conjuntos.”

Ao tomar conhecimento desse texto, a própria organização do Reviva Rap desmentiu a publicação de José Serra, afirmando que não tem vínculo com qualquer partido político e que “tão pouco apoiam partidos que tratam a população como gado”. A entidade alertou que não receberam comunicado do PSDB para o partido utilizar o nome do projeto e dos artistas.

Leia a íntegra do comunicado do Reviva Rap:

“Um site de um dos candidatos a prefeito de nossa cidade credita a seu governo a atuação do rap no Centro Cultural da Juventude e consequentemente o festiva Reviva Rap que é ‘parceiro‘, repetimos ‘parceiro‘ do CCJ há três anos. Não temos legenda política e tão pouco apoiamos partidos que tratam a população como gado, inferiores e nos alojam mais e mais em nossas comunidades sem infraestrutura e municiando a polícia para extermínio da juventude. Desaprovamos essa ação eleitoreira do candidato, isto não reflete nossos acordos e parceria com o CCJ que são totalmente culturais e artísticos e não politiqueira. Não recebemos nenhum comunicado antecipado da publicação e tão pouco solicitação para usar nosso nome, nossos trabalhos e dos demais envolvidos. Lamentamos. Muito grato Rap! Somos por você e só por Você, esses já tão aí mó cota e sabemos o que eles querem…

Nóiz… Reviva Rap.”

A resposta a Serra não parou por aí. O rapper Mamuti 011 foi outro que desmentiu a reportagem vangloriando as “atitudes” de Serra na periferia e a valorização que o rap recebe dele. Como réplica, Mamuti fez a composição “E agora José?”, no qual denuncia a mentira e o descaso habitual do tucano com a classe inferior.

Tags: , , , , , , , ,

Os comentários sem assinatura não serão publicados.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: